segunda-feira, 17 de setembro de 2007

da série pecados capitais | INVEJA [& derivações]



PREÁ – O que motiva as desavenças entre jornalistas?
VICENTE SEREJO – A pergunta me obriga a ser prosaico: a inveja. Parece que há uma inveja crônica entre os jornalistas e [entre] os intelectuais. E tenho a impressão de que é no mundo inteiro.

[entrevista a Tácito Costa, Gustavo Porpino e François Silvestre. Revista Preá. Natal: Fundação José Augusto, 2003]


"No jornalismo, que é uma das maiores vítimas dos “intelectuais conterrâneos”, as proporções são extraordinárias. [Os verdadeiros jornalistas] levam uma vida de cão sem dono, lutando contra a incompreensão daqueles que depois de receberem 99 elogios não admitem nenhuma crítica dos seus atos, por mais imundos que sejam; [...] mas tudo isso não vale nada diante do jornalista por decreto, do jornalista improvisado, guindado aos mais altos e rendosos cargos, que tem um desprezo congênito pelo seu colega profissional. E há também os “ilustres colaboradores”, que se preocupam meses inteiros no preparo de um “estudo”, ou mesmo de um simples ensaio e que compram 100 exemplares do jornal do dia, no dia em que o mesmo é publicado e ficam “arrotando goga” uma existência inteira..."
DJALMA MARANHÃO

[in Esquina da Tavares de Lira com a Dr. Barata, centro convergente e irradiador da vida natalense. Natal: Sebo Vermelho, 2004]


"O intelectual é a empregada doméstica dos poderosos."
MILLÔR FERNANDES

[in Millôr definitivo: a bíblia do caos. Porto Alegre: L&PM, 1996]

Nenhum comentário: