terça-feira, 25 de setembro de 2007

The Blind Boys of City of Kings | Adriano de Sousa


"eu os vi eu os vejo"
o alvissareiro


eu português eu francês eu batavo eu americano bastardo ameríndio (ameraba) ex-tupi degredado na minha pele eu negrocafuzo mamaluco mulato eu branquelo mazombo caboclo confuso amarelo mofino sarará sebento eu pária de toda pátria que tomou por latrina cem léguas além da baía da traição

eu vi os cavalos argentários no mar eu ouvi o tropel da besta na barra os aventureiros de ceca e meca chegando para o saque eu vi os fodedores de almas jesuíta judeu calvinista os conversores de sangue e pau de tinta em ouro gado peixe gentio em ouro

eu vi as armas & os barões assinalados d’el-rey eu vi os brasões nas sacas de açúcar & cera & sal & algodão eu os vi eu os vejo os capitães-mores da perene indústria a esfolar os bugres que algum atoleimado tomou por entes olhai sob o lustro das plumas de escol cutucai as águias imperiais e vereis a velha escória os carcarás ronceiros cagando séculos nas nossas cabeçorras botai cobro nos probos da hora e revereis os ogros d’outrora pedreiros e colunas guabirus e praieiros saquaremas e luzias patriotas e corcundas uns & outros veros caraduras todos uns homens bons sinhôs sempiternos do pelourinho e do diário oficial eu os vi eu os vejo eu os revejo nos primogênitos ditosos lavando a égua à sombra de cajuais em acrílico olhai bem o néon nas fachadas da matrona quatrocentona e vereis o rubro do ferro a brasa imêmore nas ancas da noivinha do sol olhai bem os sinhozinhos que vendem dunas e entregam bundas de escravazinhas branquinhas e vereis a baba rútila do corsário enquanto acunha as cunhãs de potiguassu no regaço do puty-gi

eu vi como vendidos os índios da terra se deu princípio à povoação três casas de pedra e cal e umas dez dúzias de gentes ronceiras e rudes a pouco e pouco arrostaram os cordões de areia e uns lugares mais ferazes e os sítios mais vantajosos e desdobraram nos tabuleiros furtados a pacas jacus e veados e na lagoa da campina a cidade do rio grande uma nova amsterdã a esquina do continente o trampolim da vitória chave do brasil & cáes da europa londres nordestina a capital espacial do país do futuro uma perspectiva indefinida

olhai no que deu o sacrário dos meus amores a tecnatalópolis sonhada para raparigas núbeis e galalaus fúteis nos saraus suarentos a dez merréis por cabeça tamanha epifania tão belo delirium tremens penhorados a isso? um balneário assim assim uma boca de pó malhado uma aldeia onde gasta-se 200 pro galado da oca ao lado não ganhar 20 a cidade do já-teve a capital do já-foi he terra de ñhu proueito a mais perto que há no brasil a este reino não consagra nem desconsagra ninguém

olhai bem os mecenas e suas fulaninhas grifosas as doninhas dos mafuás da cultura da fartura de uísque e langor & mesuras com o meu o seu o nosso rico chapeuzinho

eu vi nos salões os fraldões das musas macróbias eu vi os fardões dos cardeais sonetistas eu vi os galardões dos marechais da crônica passando em revista a tropa de trepidantes tribufus eu vi os seis-botões dos bacharéis beletristinhos batendo uns epigramas na pia marmórea

olhai bem os príncipes de altiva vilania e vislumbrareis a linhagem ancestral os capitães-de-mato os capatazes de cangas e zangas dos joõesinhos de barro made in miami & das novíssimas sinhás de engenho artístico


olhai bem e enxergareis o mondrongo qual ética afinaria tal biscoito para a rafaméia? qual estética surdiria da ação entre amigos? ou a obra não seria tal cousa mas coisa mui diversa de tanta loisa e maripoisa?

então a obra seria talvez o montículo de palavras num canto de muro onde o monstrengo caísse de boca? então somos todos uns galos de briga riscando no terreiro da casa grande a barra da manhã? mas qual manhã medraria em rinha tão chã? e não somos todos burgueses ou menos na lépida contradança shottisch reisado bambelô entre linhos e faianças? e não somos todos larvas de soezes ou menos protoburgueses fodidos entre cobras criadas?

então não somos apenas o que fomos uns lambe-botas da história uns rufiões da linguagem uns pobres-diabos mourejando por uns cobres salafrários nas minas de sal do texto?

olhai bem a poetápolis mítica em cada bêbado um letrado em cada barnabé neurastênico um bardo olhai bem e me vereis entre tantos que não ousariam submeter a obra à prova do fogo leitor impertinente crítico sem compadres olhai bem e me vereis nas parelhas de pavões peripatéticos metrificando ressacas no beco da lama nas patotas de poetastros pagodeiros caitituando uns versinhos ao colunista de plantão no cova da onça no kazarão no raro sabor na esplêndida plêiade de onã que cassou os velhos livros para escrevê-los novos e ficou sem palavras

apurai as oiças e percebereis os meus pios de porta-voz dos parvos nesta língua do pê eu ouvi no ganzarino das ruas xaria não desce! canguleiro não sobe! o martelo agaloprado viva o senhor dão jão! morra a liberdade! no carnatal maxima lista aleluia! aleluia! feijão no prato! farinha na cuia!que durou só três dias

eu ouvi o clangooooooooor das tardes consteladas nos pés de maranhão danilo alberi & juca show garcia hélcio & dedé silva marinho eu ouvi o musgo crescer nas frinchas do frasqueirão na noite em que alberi cevado em álcool e ócio marcado homem a homem pelo mito bateu a última bola de trivela

eu ouvi a vasa do sangue fervendo nas quebradas do potengi estuário da mia malinconia minha casa de água e sol detonada pelo mar na boca da barra meu manipanso traído onde esta santa parar por nossa senhora do rosário nenhuma desgraça acontecerá meu rio grande sem sorte crucificado entre líricos e usurários expelido para o mangue em marés de chumbo mistificado por nosotros fazedores de riverruns sem rigor tá vendo aquele vate ali seu moço? apois o cujo esquartejou o rio em tantas margens que nem deus

eu o vejo cão cego a farejar o território demarcado a vômito valium e versos sem vigor chambaril tirraguso bolívar casavelha chernobyl iarabar qualquercoisa buraco bodega tecoteco bocabar xavier pontocruzado artimanhas mintchura versiprosa a memória é uma cidade de nomes sem objetos de coisas órfãs de nomes de pronomes que não revelam ninguém olhai bem e o vereis carregá-la um sudário da sua carcaça de mancebo chapado

escuto-lhe o nome em vogais de escárnio que o vento arrola em redemunhos no caderno de agosto eu o vejo cuspir estrelas implumes entre sarças fátuas a iluminar tão-só o pânico dos caranguejos nas locas

eu o vejo macho mocho moço ancho desfilar sua pose de lord overdose entre ninfas de papel a poesia é sua corcunda a cidade sua página sem manchas de poesia

eu o vejo pastor de nuvens e de espumas que os olhos tomaram por rotas de fuga eu o ouço visionário vendido ao banal anunciar o devir sem porvir eu o vejo donatário do ar sesmeiro da estrela de pedra e callegar sua data uma gota de mar que a duna há-de beber eu o ouço galo gago banido da torre degradado no rés do chão cacarejar para a manhã mercantil uma salva que o terral há-de

[Adriano de Sousa, “O Alvissareiro”. In O Alvissareiro. Natal: Fundação José Augusto, 2001]

Um comentário:

Mme. S. disse...

passeando por acá, dou de cara com tanta coisa bacana que até dá vontade de sair da condição de simples voyeur (por pura timidez e medo de soltar palavras tortas).
que bela homenagem aos "meninos" carlos e adriano de sous(z)a. beijos, Sheyla