terça-feira, 18 de setembro de 2007

encruzilhadas


Quadro de Flávio Freitas em sala de jantar na Província dos Reis



Bacon meets Eliot


“Sempre soube que eu era influenciado por Eliot. Sobretudo A terra devastada e os poemas que precedem essa obra sempre me emocionaram muito. E volta e meia estou lendo os Quatro quartetos, que, como versos, talvez sejam até melhores que A terra devastada, apesar de não me tocarem da mesma maneira. Mas só muito poucas vezes eu fiz alguma coisa diretamente inspirada em versos ou em algum poema em particular. Admiro poesia, ela me emociona e me estimula a ir ainda mais fundo em meu trabalho. É muito difícil pegar uma poesia e fazer dela uma pintura; é toda a sua atmosfera que me emociona.”
FRANCIS BACON

[in David Sylvester. Entrevistas com Francis Bacon. São Paulo: Cosac&Naify, 2007]


"...
Aqui é um lugar de desamor
Tempo de antes e tempo de após
Numa luz mortiça: nem a luz do dia
Que reveste formas de lúcida quietude
Transfigurando sombras em beleza transitória
E cuja rotação sugere permanência
Nem a escuridão que purifica a alma
Esvaziando o sensual com privação
Purgando de afeto o temporal.
..."
T. S. ELIOT, “Burnt Norton”
[in T. S. Eliot: tradução, introdução e notas de Ivan Junqueira. São Paulo: Arx, 2004]

Eliot meets Freitas




"...
Na primeira volta da terceira escada
Uma janela estreita inchava como um figo
E além do espinheiro em flor e da cena pastoril
A silhueta espadaúda de verde e azul vestida
Encantava maio com uma flauta antiga.
Doce é o cabelo em desalinho, os fios castanhos
Tangidos por um sopro sobre lilases,
Frêmito, música de flauta, pausas e passos
Do espírito a subir pela terceira escada,
Esmorecendo, esmorecendo; esforço
Para além da esperança e do desespero
Galgando a terceira escada.
..."
T. S. ELIOT, “Quarta-feira de cinzas”

[in T. S. Eliot: tradução, introdução e notas de Ivan Junqueira. São Paulo: Arx, 2004]


Nenhum comentário: